Clique em uma pergunta:
O tempo irá depender do tipo de cirurgia, por método convencional (a do corte) o paciente poderá voltar ao trabalho depois de 90 dias, mas se a cirurgia realizada for por videolaparoscopia poderá retornar com 30 dias.
As indicações formais são: pacientes com o IMC de 35 a 40 e com uma comorbidade (as mais comuns são hipertensão e diabetes), além de dois anos de tratamento clínico sem sucesso; o IMC acima de 40 com ou sem comorbidade e dois anos de tratamento clínico sem sucesso; o IMC acima de 50, indicação imediata e com o IMC de 30 a 35 com diabetes tipo 2 com classificação grave pelo endocrinologista.
As duas cirurgias mais realizadas são a Gastrectomia vertical e o Bypass gástrico.
Sim, a multiprofissional é indispensável no pré/trans/pós operatório.
Todas as cirurgias tem um risco, mas eles são minimizados com um pré-operatório bem realizado.
Geralmente existe um incômodo no local da cirurgia. Alguns pacientes referem dor moderada que é controlado com a prescrição de analgésicos.
Geralmente perde-se entre 20% a 40% do peso anterior a realização da cirurgia no decorrer do primeiro ano.
Após o processo de adaptação, em que os alimentos serão gradativamente recolocados na dieta, espera-se que o paciente possa voltar a comer tudo conforme orientação nutricional.
Sim, o retorno a obesidade pode acontecer principalmente se o indivíduo iniciar dietas não recomendadas pelos nutricionistas.